terça-feira, 15 de abril de 2014


VIII CICLO DE PALESTRAS DE SERVIÇO SOCIAL
O SERVIÇO SOCIAL EM DEFESA AO DIREITO À CIDADE NO CONTEXTO DOS MEGAEVENTOS

CHAMADA PARA COMUNICAÇÃO DE RESUMOS EM GT´S

A Coordenação do Curso de Bacharelado em Serviço Social da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Cajazeiras – FAFIC, divulga a chamada para a submissão e apresentação de resumos no VIII CICLO DE PALESTRAS DE SERVIÇO SOCIAL – O SERVIÇO SOCIAL EM DEFESA AO DIREITO À CIDADE NO CONTEXTO DOS MEGAEVENTOS, a ser realizada nos dias 21, 22 e 23 de maio do corrente ano, que tem por objetivo congregar e divulgar trabalhos de pesquisadores (professores, técnico-administrativos, ativistas e estudantes) de todos os cursos de graduação da IES, bem como da comunidade científica e filosófica em geral.
Os interessados deverão enviar os resumos expandidos para o email: <ciclodepalestrasfafic@gmail.com> e, posteriormente, fazer a inscrição nos locais e prazos indicados. Os resumos expandidos devem obedecer à formatação do arquivo disponível para download anexo.
Os resumos expandidos deverão:
- Obedecer às normas vigentes na NBR 6028:2003 (ABNT):
- Ressaltar o objetivo, os métodos e os resultados provisórios ou definitivos da pesquisa/ação extensionista;
- Primar por uma sequência de frases concisas e afirmativas;
- Usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular;
- Conter, no mínimo, duas laudas e, no máximo, cinco laudas;
- Obedecer às regras ortográficas e gramaticais vigentes;
- Apresentar três palavras-chave;
- Apresentar entre três a cinco referências bibliográficas;

Os resumos devem se enquadrar nos Grupos de Trabalho definidos:

GT 1 – ÉTICA, EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS.
Coordenação: Profª. Msª. Jullymara Laís Rolim de Oliveira (FAFIC).
O GT tem por finalidade suscitar a reflexão crítica sobre Ética, Educação e Direitos Humanos, considerando tendências e perspectivas contemporâneas – contexto de barbárie, negação e violação dos direitos humanos, esvaziamento do sentido ético na política e no processo eleitoral, mercantilização da educação, criminalização dos movimentos so­ciais – os fundamentos sócio-históricos, suas inter-relações com a sociedade, os avanços, lutas e retrocessos no âmbito da luta de classes e das contradi­ções inerentes à (re) produção das relações sociais capitalistas.

GT2 – LUTAS SOCIAIS, QUESTÃO URBANA E DIREITO À CIDADE;
Coordenação: Profª. Darlania Pinheiro Leandro (FAFIC)
Em virtude do crescimento desordenado das cidades, tem sido pauta os debates em torno do reordenamento das cidades e seus processos sociais, do papel dos movimentos sociais na defesa dos direitos humanos nas cidades e qual a função social da propriedade. Para tanto, essas discussões neste Grupo de Trabalho impõe os desafios da reforma urbana, das lutas sociais e do direito à cidade, bem como os impactos sociais que os Megaeventos (Copa do Brasil – 2014, Transposição do São Francisco e Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016) que desconsideram os interesses da população nestes espaços e intensifica os problemas sociais (desapropriações, e o processo de violação de direitos humanos, tais como o direito à cidade).
“Mas nossas energias não devem esgotar em perplexidade e indignação. Mais importante é encontrar uma pista que nos conduza à saída do subterrâneo a que fomos confinados”. (Celso Furtado, 1983, p.10).




GT3 – SEGURIDADE SOCIAL E NEODESENVOLVIMENTISMO;
Coordenação: Profª. Msª. Renata Ligia Rufino Neves
O eixo “Seguridade Social em tempos neoliberais” é o espaço destinado a todos (as) os (as) pesquisadores (as) que vêm sendo desafiados a desvelar o universo em que se constituem as políticas de Assistência Social, Previdência Social e Saúde, no atual contexto de “contra reforma” do Estado. Destarte, essa reflexão perpassa pelo desvelamento da conjuntura internacional e os seus rebatimentos no Estado brasileiro, que passa, portanto, a polarizar o desenvolvimento das políticas sociais a partir das requisições do capital e intensificando a subordinação dos direitos sociais à lógica orçamentária. Fator que propicia o fortalecimento da tendência de financeirização das políticas sociais em tempos de centralidade de um novo padrão de governo, o “neodesenvolvimentista”. 

GT4 – SERVIÇO SOCIAL, TRABALHO E PROJETO ÉTICO POLÍTICO;
Coordenação: Profª. Katarina Vieira Calado
A discussão deste Grupo de trabalho ancora-se na necessidade de consolidar um espaço de reflexão acerca da sociedade neoliberal e suas repercussões no mundo do trabalho, no qual se insere o Assistente Social, dotado de um estatuto assalariado. Tal reflexão se justifica especialmente na chamada pós-reestruturação produtiva, configurando-se um contexto de intensos movimentos populares que contestam a hegemonia norte-americana e do capital financeiro mundial. Este tema instiga pesquisadores a refletir acerca das características inerentes ao movimento do capital a nível mundial, sinalizando as dificuldades e obstáculos impostos pelo neoliberalismo, principalmente no que concerne à efetivação do projeto ético-político do Serviço Social. Destaca-se, ao questionar esse modelo societário, o processo de mundialização das atividades econômicas, bem como o Estado Mínimo como força motriz para a desresponsabilizarão do aparelho estatal, potencializando a desigualdade social através da divisão internacional, regional e social do trabalho e pela precarização das condições e relações laborais.


GT5 – VIOLÊNCIAS, GÊNERO, RAÇA/ETNIA, CLASSE E POLÍTICAS SOCIAIS
Coordenação: Profª. Msª. Suamy Rafaely Soares
O presente grupo de trabalho é um espaço para os (as) pesquisadores (as) debaterem sobre a construção social dos gêneros e suas imbricações com a questão de classe, raça/etnia, orientação sexual e geração no contexto de ampliação das violações aos direitos humanos e de contrarreforma do Estado. Ademais, objetiva-se apontar análises sobre a produção e reprodução das múltiplas violências sofridas pelas mulheres, negros (as), idosos (as) e a população LGBTT, bem como situar as estratégias de luta e intervenção na mitigação de tais violações.

Os conceitos e opiniões contidas nos resumos são de exclusiva responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Comissão Científica designada pela Coordenação do Curso.
A submissão do resumo pelo autor principal implica na sua aceitação pelos demais autores.
Todos os resumos submetidos serão analisados pela Comissão Científica, e, aqueles que forem aprovados, serão programados para apresentação na forma oral em grupos temáticos coordenados por professores (as).
Cada trabalho poderá ter no máximo três autores, além do orientador, que será considerado, quando houver, para efeitos de certificação, como coautor.
A inscrição no evento é condição para apresentação de resumos em GT’s. Quem desejar enviar mais de um resumo, precisa efetuar novo pagamento da respectiva taxa correspondente à participação nos GT’s, limitado ao número de 2 (dois) resumos.
Apenas os trabalhos apresentados serão devidamente certificados.
O(s) motivo(s) da reprovação dos textos não serão divulgados.
Os trabalhos aprovados poderão ser publicados em anais impresso ou eletrônico.
            Certificação dos trabalhos aprovados: os certificados de apresentação dos trabalhos serão expedidos para os autores inscritos e presentes na sessão de apresentação oral e serão entregues ao final de cada sessão temática (pelos avaliadores). Os (as) autores (as) deverão assinar a presença no ato da apresentação. Os certificados referentes às demais formas de participação no evento serão encaminhados pela secretaria do evento na forma digital a partir do dia 10 de junho de 2014.

Período de submissão: de 22 de abril a 09 de maio de 2014.
Divulgação dos trabalhos aprovados: 16 de maio de 2014
Email: ciclodepalestrasfafic@gmail.com
Taxas: Inscrição com apresentação de trabalho – R$ 50,00
           Inscrição sem apresentação de trabalho – R$ 40,00
A participação nos minicursos estará condicionada a ordem de inscrição.


Contato/informações: (83)3531.3500/1266 ramal: 225
Prof. Maria Lúcia Linhares de Azevêdo















FORMULÁRIO PARA SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL
VIII CICLO DE PALESTRAS DE SERVIÇO SOCIAL
TÍTULO DO TRABALHO
Nome do autor (INSTITUIÇÃO)
Nome do coautor (INSTITUIÇÃO)
Nome do orientador (INSTITUIÇÃO)

1 INTRODUÇÃO
-visão geral sobre o tema estudado.
- relevância da pesquisa.

2 OBJETIVO DO TRABALHO
- expor o(s) objetivo(s) do trabalho de forma concisa.

3 MÉTODOS
- Descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc.) incluindo, se for o caso, a análise estatística empregada.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO
- Apresentar os resultados da pesquisa de forma descritiva e discutir os resultados obtidos com base na literatura pertinente.
- Atenção: se o trabalho não possui resultados porque ainda está em andamento, ressaltar tal informação fornecendo as hipóteses de tal estudo.

5 CONCLUSÕES
- Descrever a(s) conclusão (ões) com base nos resultados, relacionando-as aos objetivos da pesquisa.



6 PALAVRAS-CHAVE
- Informar 3 (três) palavras-chave.

7 REFERÊNCIAS
- Informar entre 3 (três) a 5 (cinco) referências efetivamente usadas na pesquisa e produção do trabalho, nos seguintes modelos:
_ LIVROS:
GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: Ed. UFF, 1998. (Coleção Antropologia e Ciência Política, 15).
_ ARTIGOS DE REVISTAS:
GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.
_ TEXTOS DE INTERNET:
ALVES, Castro. Navio negreiro. Disponível em: <http://www.terra.com.br/virtualbooks/ freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm>. Acesso em: 10 jan. 2013.
_ LEIS:
BRASIL. Código civil. 46. ed. São Paulo: Saraiva, 1995.




Nenhum comentário:

Postar um comentário